As Leos e os Seus Rapazes de Tomás Múrias
ISBN: 9789895133949
Edição ou reimpressão: 06-2015
Editor: Chiado Editora
Páginas: 356
Género: Romance
Compre
Wook
Bertrand

Sinopse

As Leos e os Seus Rapaz do Tomás Múrias

“Quando duas pessoas gostam uma da outra, os sentimentos ficam à flor da pele. Se algo entre eles dá para rir, riem a dobrar, se dá para chorar, fazem-no copiosamente, se algo os une, ficam inseparáveis, se discutem um com o outro, ficam profundamente magoados.”

“Leonor estava numa fase de muitas incertezas. Sentia que já não conhecia o mundo, que estava numa nova realidade. Sentia que para além da sua realidade familiar, também ela tinha mudado profundamente. Só não sabia para que é que tinha mudado. No que é que se tinha tornado. E isso assustava-a.”

“Leonarda pagou cem euros de gorjeta ao taxista para que este a deixasse rapidamente em casa de Zé. Ia ansiosa. Não pensava em mais nada do que fazer as pazes com ele. A verdade, sabia-o agora, é que se tinha apaixonado. A verdade é que, por mais copos, festas e afins em que se tivesse metido na semana anterior, tinha acabado de passar pelos piores dias da sua vida.”

Sobre o Autor

Nascido no Porto, mudou-se para Lisboa com a sua família aos seis anos. Cedo percebeu que a sua paixão era escrever. Aos dezanove anos conseguiu algo que na altura parecia impossível. Um emprego estável como guionista. Viver da escrita! Trabalhou em várias telenovelas, sendo as mais reconhecíveis “Jardins Proibidos” e “Filha do Mar”. Participou na escrita de várias séries e documentários, tendo também trabalhado como produtor de televisão.

A Minha Opinião

Primeiro que tudo, gostava de agradecer à Chiado Editora por me ter disponibilizado o livro.

Este livro foi uma agradável surpresa, sinceramente quando li a sinopse não sabia bem ao que ia, mas resolvi aventurar-me na mesma.

O centro da história está em Miguel, um homem derrotado, com tendências suicidas para quem a vida já não faz sentido. As coisas com a mulher correram mal e ele pediu ao melhor amigo que o enfiasse num avião para algum lado, e acabou na África do Sul. É Zé, o seu amigo que não deixa que ele se mate, e anda sempre metido em confusões por causa dele. O segundo elemento principal da história é Leonor, filha de um diplomata, nunca esteve parada no mesmo local, e então vê em Lisboa o sítio ideal para começar a sua vida. Recatada, mas sempre com o espírito de ajuda ao próximo, mete-se nas confusões dos dois amigos.

Por um lado, é difícil perceber como é que a Leonor se mete em tantas cenas que nada têm a ver com ela, mas mesmo assim ela mete o bedelho. Esta é também a dúvida de Miguel, não percebe qual o interesse da rapariga em ajudá-lo, mas desde do primeiro momento em que a viu, reparou que ela era diferente.

Por fim, a segunda Leo, de Leonarda, uma italiana, também filha de diplomatas, e amiga de Leonor desde criança. Para ela o amor é uma perda de tempo com tantos homens bonitos no mundo, mas nem sempre será assim!

As personagens estão bem construídas, têm um passado bem consolidado durante a história que influencia as suas ações, e existem outras que ninguém entende, mas o ser humano é complicado, não é?

A minha personagem preferida foi o Zé, raio, aquele homem faz tudo pelo melhor amigo. Responsabiliza-se por ele, e dois dias depois está sentado no banco dos réus por ter andado à tareia com uma claque de futebol, que tinha sido provocada por Miguel. E mais um cento de coisas que ele fez por aquele homem, e mesmo que o Miguel lhe desse para trás, ele estava lá sempre, e para mim isso é um verdadeiro amigo.

A história está muito bem escrita, afinal o autor trabalha como guionista de novelas, não se esperaria outra coisa, senão um texto fluído, bem construído, e com lógica. Este foi um dos pontos positivos da história. O enredo também está interessante, afinal eu dei por mim a pensar, “então mas a história está para acabar e ainda faltam tantas páginas”, pois, ela não estava nem perto de acabar. O que me desiludiu foi o final, foi giro, ligeiramente emotivo, mas eu esperava mais (como sempre).

Eu aconselho que leiam, é um livro em certas partes bastante divertido, e acaba por ser relativamente fácil de ler.

Classificação

Rating: 3.5 out of 5.

Leitura com Apoio

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial