Uma Aventura em Conímbriga de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
(Volume 59)
ISBN: 9789722128414
Edição ou reimpressão: 03-2017
Editor: Editorial Caminho
Páginas: 208
Coleção: Uma Aventura
Género: Literatura Juvenil; Aventura
Compre na 
Wook
Bertrand
Goodreads: 3,62✯(aqui)

Sinopse

O Professor Jorge convidou os nossos heróis a visitar as ruínas de Conímbriga e representarem algumas figuras romanas na recriação histórica que ali se realiza todos os anos. O Chico, como gladiador romano, ficou de defrontar o Dragão, também figurante de gladiador, e que, por sinal, além de ser chefe de uma quadrilha é também muito mal-encarado. 

A luta entre os dois gladiadores torna-se mais violenta e o João, que pensa que a luta está a ser mais a sério do que deveria ser, mandou uma pedrada ao Dragão, que não gostou nada e decidiu, no fim do combate, perseguir os nossos amigos para ajustar contas. Eles tiveram que se refugiar na tenda vermelha de Líria, a guardiã, que guarda alguns segredos. Ela conta-lhes a existência do tesouro dos Valérios, cujo enigma para o descobrir se encontra na Casa dos Repuxos.

Não sabemos se existe ou não um tesouro, mas os elementos da quadrilha do Dragão, que estavam junto da tenda vermelha, ouviram a Líria a contar a história, e vão fazer tudo para que sejam eles a apanhar o tesouro. Uma trama cheia de peripécias que se vai desenrolar nas ruínas romanas de Conímbriga e com a ajuda de um arqueólogo que trabalha nas escavações e que por acaso até é um descendente dos Valérios tudo se resolverá a favor dos nossos heróis.

A Minha Opinião

Eu bem sei que este livro não é propriamente para a minha idade, mas quem não gosta dos livros de Uma Aventura? Eu por mais que cresça não fujo deles, mas admito que a magia se perdeu um bocadinho.

Neste vamos até Condeixa-a-Nova, onde ficam situadas as ruínas romanas de Conímbriga. Os cinco amigos são convidados pelo professor de educação física a participar num festival medieval que lá se vai realizar, e tudo porque um dos lutadores não pode ir e o professor lembra-se de Chico para o papel. Só que começa a correr mal, quando irritam uns brutamontes e acabam numa tenda misteriosa e partem em busca de um tesouro, mas não são os únicos.

Claro que uma das coisas que não gostei, ou melhor que não gostei tanto, foi a história passar-se muito depressa, mas estes livros são para crianças e adolescentes, tem de os agarrar, e as descrições não o fazem. Mas mesmo assim, conseguimos conhecer mais deste monumento, que eu admito que nunca visitei, apesar de viver relativamente perto.

A amizade deles continua a ser o que mais me diverte na leitura e as aventuras em que eles se metem, andam sempre a meter o nariz onde não são chamados e depois a coisa corre mal. Contudo, ao contrário dos livros para adultos, estes acabam sempre bem, e tudo é resolvido pelo melhor.

Há também uma evolução da forma como todo o ambiente é criado, é um excelente trabalho das autoras, que escrevem para crianças à tanto tempo, mas não há dúvida que as crianças de hoje em dia, são diferentes das de à 10 anos atrás, e será sempre assim. Ou seja, são realidades diferentes, identificam-se com coisas diferentes, e elas conseguem passar isso para os livros, o que é excelente.

Em suma, recomendo este livro, mesmo para adultos que gostaram de ler estes livrinhos quando eram mais novos. Claro que lê-mos isto numa tarde, mas é bom voltar à infância!

Classificação

Rating: 4 out of 5.

Opinião sobre Outros Livros das Autoras

Nota: Ao clicar nesta imagem será dirigido para as diversas opiniões de outros livros das autoras. Estará sempre atualizado, fazendo com que possa haver mais livros do que os que aparecem na imagem.

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui

Please follow and like us:

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial