Harry Potter e a Pedra Filosofal

(Harry Potter #1)

de J. K. Rowling 

Título Original: Harry Potter and the Philosopher’s Stone

ISBN: 9789722325332

Edição ou reimpressão: 04-2002

Editor: Editorial Presença

Idioma: Português

Páginas: 260

Coleção: Harry Potter

Género: Literatura Juvenil, Fantasia

Compre

Wook

Livro (aqui)

Bertrand

Livro (Aqui)

Goodreads: 4,47✯ (aqui)

Sinopse

Harry Potter é antes de mais o fenómeno editorial de 1999. É-o porque demove crianças de jogos de computador e de infindáveis horas frente ao televisor. É-o porque está traduzido em cerca de 30 idiomas. É-o porque tem angariado os mais importantes prémios de literatura infanto-juvenil. É-o, por fim e entre outras inúmeras razões, porque ocupa há meses consecutivos os primeiros lugares das mais importantes listas de vendas mundiais. Mas Harry Potter, o personagem dos livros de J. K. Rowling, não é um herói habitual. É apenas um miúdo magricela, míope e desajeitado com uma estranha cicatriz na testa.

Estranha, de facto, porque afinal encerra misteriosos poderes que o distinguem do cinzento mundo dos muggles (os complicados humanos) e que irá fazer dele uma criança especialmente dotada para o universo da magia. Admitido na escola Howgarts onde se formam os mais famosos feiticeiros do mundo, Harry Potter irá viver todas as aventuras que a sua imaginação lhe irá propocionar. Um grande sucesso editorial que os mais jovens adoram e que apetece também aos adultos.

A Minha Opinião

Talvez seja um bocadinho velha para só agora ter lido Harry Potter. Na realidade tudo começou quando a Nádia (instagram: @livros_nas_estrelas) me desafiou a ler-mos os livros da série, entretanto houve meio que uma desistência conjunta. Todavia eu pedi os livros emprestados a uma amiga, a Daniela, a quem desde já agradeço, tudo para ver se terminava pelo menos o primeiro. 

Também nunca vi os filmes de inicio ao fim, fui apanhando bocados, mas não vi completos. Algo que vai mudar, porque pelo menos este eu quero ver!

Para quem não conhece, de que fala este livro… Acompanhamos o inicio de tudo, a descoberta do Harry da magia, como ele vai para Howgarts, como a família humana dele é miserável e cheia de estúpidos, e como a vida dele na escola de magia é muito melhor do que alguma vez foi. Ele faz logo dois bons amigos, o Ron e a Hermione, e juntos têm muitas aventuras. 

Muito sinceramente não fiquei propriamente fã. Talvez por ser o primeiro livro e por ter toda introdução à magia, às pessoas, à escola, a ação mesmo, com a Pedra Filosofal perdeu-se nas últimas páginas, acontecendo tudo de forma repentina. 

Talvez eu me esteja a esquecer que isto é recomendado para alunos do 6º ano, se houvesse muitas descrições provavelmente eles não gostariam. Mas mesmo vendo desse ponto de vista, continua a falta ação, drama, intriga, o que lhe quiserem chamar… talvez uma verdadeira aventura. 

Quanto às personagens, acho que todo o ambiente em Howgarts descreve o que se vive na escola, os nerds, os desportistas, os rufias, há um pouco de tudo lá, e isso acaba por ser uma boa forma de o leitor se identificar com as personagens, principalmente sendo o público alvo tão jovem. 

Eu fiquei curiosa sobre o passado do Harry, e para ver em quantas mais aventuras ele e os seus amigos irão ter. 

Em suma, foi uma leitura agradável, mas nada que me deixasse apaixonada. Admito que é uma opinião impopular, afinal são muitos os fãs desta série. Todavia vou ler o segundo livro, porque o tenho cá em casa, pode ser que goste mais. 

Se recomendo, sim, mesmo apesar de não ter sido uma leitura fantástica, para jovens é sem dúvida um incentivo para lerem, e por isso este livro tem muito mérito!

Classificação





P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial