Abelterium da Lívia Borges foi o primeiro livro que tem um blurb meu, não imaginam como fiquei contente com o convite para o ler em primeira mão e deixar a minha marca nele. Agradeço à Trebaruna pelo convite.
Este livro passa-se na era romana, em Abelterium, situada na província da Lusitânia, e no século IV da nossa era. Alternado entre os dois tempos conhecemos a lenda de Abelterium e da sua destruição pelo exército romano. Tudo começa com o assassinato de um poderoso político de Abelterium, e o imperador é convidado a aparecer na cidade, e gera-se um tumulto.
Confesso que na escola não tinha muito interesse sobre a era romana nas aulas de história, sempre gostei mais da história de Portugal. Continuo a não achar muita graça, mas este livro mistura um pouco das duas coisas. A era romana e a nossa história.
É um livro massudo, tem muita descrição e pouco diálogo, o que para quem gosta de coisas mais dinâmicas, talvez não seja uma boa opção. Para quem gosta de livros descritivos, é uma boa opção.
A história centra-se essencialmente na era romana, sendo que na “época atual” o meio que nos leva a conhecer a primeira. Sob forma de lenda, vamos conhecendo a história de Abelterium. Suana, uma senhora idosa, conhecida como sendo bruxa, conta a uma jovem o que se passava na cidade naquela época, esta acredita piamente no que a velha que conta, apesar de todos lhe dizerem que provavelmente é mentira.
Na era romana conhecemos muitas intrigas, grandes amores proibidos, a forma como o poder político influenciava tudo e todos. Na verdade, não muda muito para além do que é hoje em dia é uma cidade.
Foi uma leitura interessante, em certos pontos viciante para se saber o que ia acontecer e como ia terminar Abelterium para depois renascer como a conhecemos na era atual. Apesar de ter muita ficção, foi inspirada na realidade e é sempre curioso conhecer um pouco mais do passado da humanidade.
Em suma, é um livro que recomendo para quem gosta de romances históricos passados na época romana, porque certamente vai gostar deste livro.
Classificação
Leitura com Apoio
Sobre o Livro
Abelterium da Lívia Borges
ISBN: 9789899035829
Edição: 04-2022
Editor: Edições Trebaruna
Páginas: 350
Género: Romance Histórico
Compre
Wook
Bertrand
Goodreads: 0,00✯(aqui sem classificações à data)
Sinopse
No século IV da nossa era, uma rapariga recorda as velhas lendas de Abelterium, situada na província da Lusitânia, misturando com uma imaginação poética e despojada as histórias que lhe foram contadas por uma amiga da família e a sua própria memória da construção da sala de refeições da casa, decorada com um magnífico mosaico, que ela procura ligar ao passado da cidade e ao seu próprio passado.
Contam essas lendas que, duzentos anos antes, o imperador Adriano fez uma paragem imprevista em Abelterium, para investigar a morte misteriosa de um político que fora barbaramente assassinado. Nesses tempos de silêncio e de tumulto, desenterram-se rivalidades antigas, escondem-se paixões proibidas, convocam-se deuses esquecidos e prepara-se, em segredo, uma revolta, num ambiente de tensão crescente.
Alternando entre esses dois momentos temporais, presente e passado fundem-se elegantemente, num permanente jogo de luz e de sombras, ao mesmo tempo que se desenrola a história dos habitantes da Abelterium de antanho em que o amor, a ambição, o poder e o sagrado determinam o destino de todos.
P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.