Conheci o A. M. Catarino através da minha série de entrevistas aos autores da coletânea de contos “Sangue”. Além de ter lido o conto dele, entrevistei-o também. Podem ler a opinião aqui, e conhecer mais sobre ele.
Este livro é uma distopia. Imaginem que o mundo à vossa volta colapsava, tal como está na bíblia, no Livro do Apocalipse de S. João. Um velho escritor sai de casa, e dá-se de caras com o apocalipse. As pessoas fogem sem destino, assustadas. Não parece haver lugar seguro. O escritor encontra duas crianças, duas meninas gémeas que o seguem para todo lado, mas não falam. Juntos têm várias peripécias e lutas pela sobrevivência.
Foi a primeira distopia que li, e de uma forma geral gostei. Está longe do meu género de leituras, que normalmente são romances, e thrillers, mas achei interessante o enredo. No início de cada capítulo encontramos uma citação da bíblia que coincide com o que está a acontecer.
Eu, apesar, de cristã, nunca li a bíblia, e confesso que não sabia bem de onde vinha a ideia do apocalipse (estupidez minha), e foi interessante também nesse aspeto, porque aprendi mais.
A escrita do autor também é fluída e fácil de ler, e a constante ação faz com que o leitor fique constantemente agarrado à história.
Para quem gosta de distopias, acredito que vá gostar desta história!
Classificação
Leitura com Apoio
Sobre o Livro
Revelação do A. M. Catarino
ISBN: 9789895316762
Edição: 10-2022
Editor: Visgarolho Editora
Páginas: 200
Género: Distopia
Compre
Wook
Bertrand
Goodreads: 3,86✯(aqui)
Sinopse
E se uma cidade centenária experimentasse o fim do mundo, tal como descrito no último livro da Bíblia? Sob a epigrafe de excertos do Livro do Apocalipse, de São João, seguimos na terra as consequências dos eventos no céu.
Um velho escritor tenta salvar-se, enquanto o mundo colapsa à sua volta. No seu percurso é acompanhado por duas misteriosas crianças gémeas, que o entendem, mas não falam. Em sucessivas peripécias, vão-se cruzando com vários outros sobreviventes, muitos deles logo arrebanhados para o julgamento final.
Uma questão permanece ao longo das páginas de Revelação. Quem será este escritor afinal?
Numa escrita por vezes minimalista, de frases curtas e certeiras, deparamos com uma cidade a enfrentar o fim do mundo, numa vertiginosa sucessão de acontecimentos, até um desfecho inesperado, que por certo surpreenderá os leitores.
Um livro que é também uma homenagem aos livros e a um dos maiores vultos da literatura do século XX.
P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.