O tema que vos trago hoje, tem sido falado muito pelo mundo literário, mas noutro sentido, menos positivo infelizmente, que é as capas. Se pensarmos bem são a imagem dos livros, o primeiro contacto com o leitor e nem sempre os autores as tratam com atenção. Apesar do ditado “Não julgues um livro pela capa”, a verdade é que todos nós temos a tendência de julgar pela aparência, principalmente objetos.
Muitas pessoas compram livros pelas capas, eu não chego a tanto, mas a verdade é que é a capa que me faz pegar no livro para ler a sinopse. É a capa que me faz escolher dar uma oportunidade ao livro A em vez do livro B.
Imaginem um leitor que entra numa livraria ou está num supermercado e passa na seção literária, é as capas que vão chamar à sua atenção, por isso na altura de lançares o teu livro, vê esta de forma tão importante como o próprio texto.
Cada leitor terá o seu tipo de capa de eleição. Mais complexa, mais simples, mas há questões que são transversais a todos.
- A definição das imagens. – Imagina o aspeto de uma capa desfocada, não dá uma boa impressão.
- As letras. – Têm que estar bem visíveis, definidas e serem compreensíveis. De pouco vale uma letra toda bonita se depois não se percebe o que lá está escrito.
Depois de teres isto em mente está na altura de contratar alguém para a fazer ou por mãos à obra.
Mas Liliana eu não tenho dinheiro nem jeito para essas coisas…
A questão de dinheiro é algo que no momento que pensam em editar um livro terão de ter em conta. Vão precisar de dinheiro para muitas coisas, acreditem, e se planearem com antecedência chegarão à conclusão do que é ou não dispensável e no que podem ser vocês a fazer.
Existem freelancers que fazem designs de capas, claro que, mais caro será quanto mais complexa for a mesma. Mas se mesmo assim não tiverem dinheiro existe sempre a possibilidade de serem vocês a fazer e que seja uma coisa apelativa à vista, não tem que ser fantástica, às vezes quanto mais simples melhor.
Eu que fazia capas para as histórias do Wattpad no Photoshop, photoscape e afins descobri hoje uma plataforma mais fácil de trabalhar, com muitos recursos e gratuita. Chama-se Canvas. Muito conhecida pelo mundo do design e das redes sociais a verdade é que também tem a opção de criar capas para livros, e têm a vantagem de as dimensões já serem as corretas.
Neste caso têm de ter em atenção algumas questões:
- Tem imagens gratuitas, contudo as mesmas são de domínio público e por isso usadas por muita gente, podes encontrar outras capas parecidas à tua. Também podem comprar imagens no Canvas, não têm de subscrever a assinatura pró, basta pagar o que estão a usar.
- A mesma coisa para as fontes (tipo de letra), têm muitas opções gratuitas.
- Existem já pré-temas, ou seja, podem usá-los e apenas mudar títulos e fotos, mas mais uma vez, pode haver outros livros com capas iguais às vossas.
Outras ferramentas que podem utilizar:
- Powerpoint – Sim também é possível. Tive uma colega no secundário que tirou 20 num trabalho com um poster criado no powepoint.
- Photoshop – O famoso editor de imagem, como sabem não é gratuito.
- Photoscape – Também muito conhecido, este sim grátis. Uso há muitos anos e gosto bastante.
- PIXLR– Costumo usar para editar algumas fotos para o instagram, e é muito semelhante ao Photoshop, só que online, e do que testei gratuito, mas acredito que tenha recursos pagos
- PIXABAY – Local onde encontro fotos gratuitas e que podem ser usadas de forma comercial.
Independentemente do programa que utilizem, tenham em atenção ao uso das fotos, as mesmas têm que ser livres de direitos e autor e poderem ser usadas de forma comercial e o mesmo para os tipos de letra.
Acima de tudo tentem criar algo agradável à vista, simples e pensem que mais é menos! Deixo-vos algumas que eu fui fazendo ao longo dos anos, como inspiração, sendo que nenhuma destas foi para uso comercial.
Qualquer dúvida não hesitem em perguntar!
Até ao próximo post!