Género: Comédia
Temporada: 1
Número de Episódios:
Onde ver: RTPplay
Ano: 2020
Duração: 2
País: Portugal
Trailer
Sinopse
Em 1983, um mítico bando de ladrões conhecido como ?Os Bons Malandros? empreende um espetacular assalto ao Museu Calouste Gulbenkian. O objetivo é fazer o roubo do século: deitar a mão às célebres joias Lalique.
Na Lisboa dos anos 80, os muros pintam-se de cartazes políticos e de publicidade, surgem as primeiras máquinas multibanco e os óculos 3D suscitam a curiosidade dos mais cinéfilos. Este é o pano de fundo da história insólita de sete assaltantes: Arnaldo, o Figurante; Adelaide, a Magrinha; Flávio, o Doutor; Silvino, o Bitoque; Pedro, o Justiceiro; Renato, o Pacífico e Marlene, a Voadora.
A Minha Opinião
Antes de mais, e independentemente de tudo é bom ver os canais portugueses, neste caso a RTP a apostar em séries nacionais, e ainda por cima baseadas em livros. Num país consumidor de telenovelas, é positivo ver o canal público a afastar-se deste estereótipo e a trazer algo diferente, que ao mesmo tempo nos habituou. E por isso hoje vos trago a opinião da Crónica dos Bons Malandros.
Inspirada no livro homónimo de Mário Zambujal, voltamos a 1983 e conhecemos sete personagens sempre metidos em esquemas e que decidem em conjunto assaltar o Museu Calouste Gulbenkian e roubar as joias Lalique. Ao longo dos episódios vamos conhecendo o passado de cada uma das personagens e como chegaram ao ponto em que começou a história, o assalto do século.
Não é uma série fantástica, mas a nível de imagem está muito boa, e mostra o que de bom se faz em Portugal. Só que lhe falta qualquer coisa, a verdade é que eu também me aborreço facilmente com as séries, têm que me agarrar constantemente.
Conhecemos cada uma das personagens ao pormenor, como a vida os levou a pequenos delitos e como se conheceram, ao mesmo tempo temos um cheirinho do assalto, mas só vemos o mesmo a desenrolar-se nos últimos capítulos, e isso pode ser entediante, e nem sempre as histórias me agarraram e me entusiasmaram.
Não li o livro, por isso não sei se o mesmo também tem esta abordagem, mas é algo que quero ler em breve (como se me faltassem livros para ler).
Quanto às personagens, à umas mais interessantes que outras. Temos Arnaldo, o Figurante que foi lutador de box, Adelaide, a Magrinha, prostituta, Flávio, o Doutor, que acabou preso graças ao sogro, Silvino, o Bitoque, não come mais nada num restaurante Pedro, o Justiceiro, rouba para dar aos pobres, Renato, o Pacífico e Marlene, a Voadora, o casal do circo. O que estes sete têm em comum é serem aldrabões, mas ainda há mais na história!
Crónica dos Bons Malandros é uma série para descontrair, rir um bocado e acredito agora que se pode ver tudo seguido seja muito melhor do que esperar uma semana por um novo episódio (quando não era mais), cada vez mais estamos impacientes.