Liga-me de Sarah Mlynowski
Título Original: Gimme a Call
ISBN: 9789898032911
Edição ou reimpressão: 10-2010
Editor: Edições Chá das Cinco
Páginas: 240
Género: Romance, Romance Adolescente, Humor
Compre na
Wook
Bertrand
Goodreads: 3,76 ✮(aqui)
Sinopse
Devi está a ter um dia estranho: acabou de receber uma chamada do futuro. Pior… quem lhe ligou foi ela própria!
Devi desperdiçou três anos da sua vida a namorar com Bryan – o bonito, adorável e pulha do Bryan. Devi afastou-se dos amigos, desleixou-se nos estudos, não se juntou a clubes… e como Bryan acabou com ela mesmo antes do baile de finalistas, não lhe sobrou nada. Nem mesmo um telemóvel – deixou cair o seu numa fonte. Agora só liga para um número… o seu! E quem atende é ela própria… três anos mais nova!
Mal recupera do choque e convence a sua versão mais nova de que não está doida, Devi apercebe-se que tem uma oportunidade de ouro. Pode dizer ao seu “eu” mais jovem todas as coisas certas a fazer… porque ela própria já fez todas as erradas! Se a jovem Devi aceitar os seus conselhos, pode manter os amigos, candidatar-se a uma boa universidade, tornar-se uma estrela, e mais importante, poupar-se ao desgosto amoroso de Bryan!
Mas a Devi de 14 anos já não tem tantas certezas. Ela gosta de Bryan. É feliz. Mas a quem melhor dar ouvidos do que ao seu futuro “eu”?
Sobre a Autora
Sarah Mlynowski nasceu em Montreal, no Canadá, e licenciou-se em Literatura Inglesa na McGill University. Trabalhou em várias Editoras, em Toronto, até que se mudou para Nova Iorque (onde actualmente vive) para se dedicar à escrita a tempo inteiro. Spells & Sleeping Bags (Amuletos & Almofadas) é o terceiro volume de uma série iniciada com Bras & Broomsticks e Frogs & French Kisses (também já publicados pela ASA com os títulos Biquínis & Bruxarias e Sapos & Saltos Altos). A série tem obtido um enorme sucesso internacional e conta já com mais um título: Parties & Potions, a publicar brevemente em português.
Quando não está a escrever, é certo e sabido que está a tentar “activar” os seus poderes mágicos… Se algum dia conseguir, ela promete lançar feitiços para a paz mundial, doze meses de sol por ano e mais filmes A Guerra das Estrelas…
A Minha Opinião
Eu já tinha este livro na estante desde 2017, quando o comprei nos meus anos com o cupão de desconto da Saída de Emergência. O que me chamou à atenção foi a sinopse, lembrando-me os filmes adolescentes americanos que são meio fantasiosos, mas que uma pessoa adora!
A história que nos é contada passa-se no primeiro ano e último ano de liceu da Devi. Tudo começa com Devi a deixar cair o telemóvel numa fonte e com ele a avariar e só dá para ligar para ela, 4 anos antes. Nem a Devi do presente nem a do passado acreditam no que está a passar, mas a verdade é que a Devi do presente consegue convencer e tem a ideia genial de mudar tudo o que fez de errado nos últimos anos, de modo a ter uma vida perfeita. Só há um problema, para cada ação há uma reação, e também efeitos secundários.
Este livro está longe de ser uma obra de arte, mas também duvido que fosse essa a sua função. Tem uma escrita simples, sem grande floreado, mas que ao mesmo tempo prende o leitor à história. Numa constante alteração de mundos, a história, que é muitas vezes confusa para quem não está habituado a este tipo de livros, vai-nos sendo apresentada de forma a percebermos as reações que acontecem na Devi do presente, consoante os erros da Devi do passado, e muitas vezes baseado no que vai acontecer, caso ela não altere as suas ideias.
Está também definido para uma faixa etária, vejo com muitas dificuldades uma pessoa de 40 anos a gostar disto, é um livro para adolescentes, jovens adultos e pouco mais que isso.
Quanto ao enredo, na minha opinião dava um filme fantástico, mas não é o mais elaborado do mundo, mas entretém, e dá algumas lições de vida, como é costume. Mostra que temos de ter equilíbrio na nossa vida, que a amizade é importante, e que nem sempre mudar o passado é uma coisa boa. Aquilo que fizemos é o que nos torna no que somos no presente. Eu sei, cliché, mas é verdade. Quem seriamos nós sem as nossas trapalhadas e vitórias? Ou sem memórias? Pouca coisa, certamente.
Em suma, é um livro divertido, para nos rir-mos, para descontrair, mas longe de ser um livro para quem gosta de drama. Recomendo principalmente para adolescentes, porque se vão identificar com as personagens.
Classificação
Outras Edições Pelo Mundo Fora
P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.
Gostei bastante da sinopse e pela tua critica pareceu-me interessante! ☺️
Não conhecia mas fiquei muito curiosa 🙂 Beijinhos*
Não faz bem o meu género de livros…
Enquanto livro não me atrai mas se fosse um filme ia devora-lo. ahahah
https://www.sonhamasrealiza.pt/
Fiquei curiosa! Acho que era um tipo de livro que me atraia :p
https://joanam-freitas.blogspot.com/