Um Amor Perdido
de Alyson Richman
Título Original: The Lost Wife
ISBN: 978972263402
Edição ou reimpressão: 04-2013
Editor: Livraria Civilização Editora
Páginas: 320
Género: Romance
Compre:
Goodreads: 4,22✯ (aqui)
Sinopse
Nos últimos tempos de tranquilidade na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantos outros, são separados pela guerra.
Na América, Josef torna-se um obstetra bem-sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido nos campos de concentração. Mas no gueto nazi de Terezín – e mais tarde em Auschwitz – Lenka sobreviveu, graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver.
Agora, passadas décadas, um encontro inesperado em Nova Iorque reúne Lenka e Josef de novo.
Do conforto da vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa Nazi, Um Amor Perdido explora a resistência do primeiro amor e do espírito humano e a capacidade de recordar.
A Minha Opinião
Confesso que não sou grande adepta de livros sobre o holocausto, não consigo perceber, mas este ano até é o segundo que eu leio sobre o tema, mas completamente diferente do outro. Foi-me gentilmente emprestado pela Carla Sousa, e acho que se não fosse assim nunca o leria, porque primeiro nem sabia da sua existência.
Este livro inicia-se em Praga muito antes da Segunda Guerra Mundial, conhecemos Lenka, uma criança judia que vive no conforto do seu lar e que tem muito jeito para o desenho, e vamos acompanhando o seu crescimento até ela ser uma jovem adulta que segue a para uma escola de desenho onde se acaba por apaixonar pelo irmão da sua melhor amiga, Josef. Contudo estala a 2ª Guerra Mundial e eles acabam por se afastar, e muito vivem durante esse tempo, voltando a encontra-se muitos anos depois.
Acreditem que não estou a dar spoiler ao dizer que eles se encontram ao fim de muitos anos, afinal está escrito na sinopse, e o livro começa por aí mesmo, regressando depois ao passado para contar toda a história até ao reencontro. De um lado temos a versão de Lenka e de tudo pelo que passou desde Terezín a Auschwitz, e por outro lado a vida de Josef durante todo o tempo que estiveram afastados.
É sem dúvida uma bonita história de amor, contudo pautada por uma guerra destruidora. Por isso disse no inicio que era completamente diferente, porque não retrata apenas o sofrimento destas pessoas, e uma realidade horrível, mas também o amor entre dois jovens.
É ficção, mas baseada em factos verídicos, tanto no que diz respeito à vida em Terezín a Auschwitz, como na própria história de amor, que a autora nos agradecimentos conta ter sido inspirada numa história que ouviu enquanto estava no cabeleireiro.
É um livro que recomendo para quem gosta de ler sobre este tema, mas também para quem, como eu, tem alguma resistência a estes livros mais fortes, mas que gosta de uma boa história de amor.
Classificação
Edições pelo Mundo Fora
P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.